quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CAVALO NO BURACO




Reza uma lenda que um fazendeiro muito rico viu seu lindo cavalo preso num fundo buraco.
Para salvá-lo, o homem chamou dois empregados que solícitos foram buscar cordas. Fizeram laços e jogaram no pescoço do animal e tentaram puxar. Mas o peso do cavalo e a extensão do buraco impedia lograr êxito. Como estavam sós e a fazenda era muito distante, sem outros meios, o patrão resolveu:
- Peguem as pás e enterrem o bicho!
Rápido, os trabalhadores alcançaram as ferramentas e começaram a jogar terra sobre o animal.
Sucessivamente um tanto de terra era jogada da pá ao buraco.
O cavalo, por seu turno, toda vez que recebia os torrões de terra, sacudia-os e a terra descansava no solo. Foi assim num longo tempo. Os homens jogavam a terra, o cavalo sacudia e a terra caia no chão.
Foi tanto que, depois de algum tempo de serviço, o cavalo, ao jogar a terra no chão, foi se apropriando dela para subir e se livrar da prisão que caira.

Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/autores/valdirfilosofia

Reflexão

Esse texto faz-me pensar a relação que estabelecemos com a vida e com o nosso próximo.
Somos, muitas vezes, o fazendeiro rico que tenta ajudar muito o amigo estimado, mas quando vê que o caso é grave e não tem força para ajudar, em vez de buscar outra solução, acaba enterrando o próprio amigo. Já viram aquele ditado que diz, "quem não vem para ajudar, então não atrapalha"?
Somos, também, os empregados que mesmo percebendo que a decisão do patrão é descabida e apressada, que podiam pensar em outras alternativas, ficam calados e cumprem a ordem piorando cada vez mais a situação do próximo.
E muitas vezes (e se acontecer isso com você será muito bom) somos o cavalo que chega ao fundo do posso e não vê alternativa para sair. Pede ajuda ao próximo, mas, sem resultado, vê-se abandonado e traído pelo amigo. No entanto, a obstinação e a vontade de viver, que usa os obstáculos (a terra) jogados para galgar o buraco e retomar a vida.
Quem você quer ser? Eu já escolhi. Eu sou o Cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário